Tocar com presença faz a diferença.
O corpo é um veiculo sensorial que nos transmite milhões de informações do meio em que vivemos e interagimos, gerando respostas aos estímulos externos e internos.
Nem toda a pessoa consegue decifrar e compreender as infinitas sensações que o corpo pode proporcionar. Contudo, a dificuldade de comunicação entre sensações, pensamentos e emoções dificulta a percepção clara do processo sensitivo.
Processo sensitivo é a capacidade de sentir, transformar e integrar os estímulos através do sistema nervoso. O sentir depende de quanto o indivíduo está vulnerável e receptivo à um estímulo. A pessoa pode querer vivenciar algo cinestesicamente, mas nem sempre terá êxito, pois se o corpo não for estimulado de uma forma que você realmente sinta, a experiência passa a ser vazia e pouco transformadora.
Acordar o corpo para as sensações através do toque é uma arte. A sutileza, a densidade, o ritmo e o repertório motor que as mãos podem fazer durante o toque é muito abrangente e isso só pode ser decidido no exato momento do toque. O quanto você é capaz de gerar uma sintonia imediata com as necessidades do indivíduo que é tocado garante a abertura inicial do processo de despertar.
A sintonia acontece com ou sem a sua vontade, ou seja, algumas pessoas irão sentir-se imediatamente conectadas e outras pessoas não. Isso não impede que você intencione uma sintonia mesmo que ela não aconteça espontaneamente. Você só precisa intencionar e aceitar o outro para que a sintonia se estabeleça.
A presença de espírito é requisito fundamental para qualquer conexão. O corpo a ser tocado está influenciado de antigas histórias que levam a memória celular para o passado. Tocar com presença traz estas memórias à tona, possibilitando o indivíduo de integrar os resíduos do passado no momento presente. Esta experiência pode nem sempre ser prazerosa, entretanto ao término da sessão de massagem terapêutica o bem estar é absoluto. Ao receber massagens várias vezes através do toque presente, a pessoa começará a perceber o quanto ela pode estar livre para sentir apenas a energia vital circulando entre e através do corpo.
O corpo vibra de acordo com a eletricidade móvel que se apresenta. Traumas do passado como frustrações, perdas, histórico de agressões, repressão e problemas de saúde impedem a fluidez intensa da energia vital. Nesses casos a pessoa fica apática e sem disposição para a vida. Remover essa densidade negativa é uma das funções do toque presente.
Despertar significa esta atento, receptivo e conectado com a vida para que o potencial se manifeste. O ser desperto sabe até mesmo daquilo que os seus olhos não podem ver.
Autora: Elaine Lilli
Twitter: @elainelilli
Instituto União
https://www.institutouniao.com.br
Autorizado a reprodução em qualquer meio ou mídia desde que publicado na íntegra e com citação integral da fonte conforme o modelo acima.